O
trabalho com o gênero textual história em quadrinhos nas turmas da EJA
foi motivação para que alunos/as da EJA produzissem suas próprias
histórias. Despertando talento e criatividade, os/as alunos/as soltaram a
imaginação e desenvolveram trabalhos interessantes nas aulas de
Português com a Professora Joselma Jordão.
· As histórias em quadrinhos sempre despertam o interesse do leitor por quê?
· Você gosta de ler revista em quadrinhos?
· Qual a que gosta mais? Fala de quê?
Essas
perguntas nortearam a conversa que introduziu o tema em sala de aula
pela professora Joselma Jordão. A professora também abordou as
principais características desse gênero textual que geralmente compõe-se
de quadros que associam duas linguagens – a linguagem verbal (a da
palavra) e a linguagem visual (a da imagem). Imagem e texto formam um
todo, e um completa o outro. Há, entretanto, quadrinhos que se utilizam
apenas da linguagem visual.
A partir das histórias em quadrinhos a professora trabalhou os seguintes conteúdos:
- A narração da história
- Os balões
- As personagens
- Os gestos e os indicadores de movimento
- As onomatopéias e as interjeições
Via EJA.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário