PROGRAMAÇÃO FLIPIPA 2014 - TENDA LITERÁRIA
Abel Silva, letrista e escritor |
MESA 1 (19:30) “Vida-obra de João Ubaldo: Uma homenagem ao mestre da palavra”
Com Abel Silva e Vicente Serejo
José Miguel Wisnik |
TEMA: “Toda a Poesia em Paulo Leminski”
Com: José Miguel Wisnik
e Mário Ivo Cavalcanti
Poeta Ricardo Chacal |
08/08 SEXTA – FEIRA
MESA 3 (19:00) “Ditadura, literatura e poesia marginal brasileira
Com Ricardo Chacal e Alexandre Alves
Historiador e escritor Rodrigo Lacerda |
Biógrafo e escritor Mário Magalhães |
Com Rodrigo Lacerda e Ticiano Duarte
MESA 5 (21:00) – Marighella e a Batalha das Biografias não Autorizadas”
Poeta e letrista Carlos Capinan |
Nélida Piñon |
Com Mário Magalhães e Cassiano Arruda
09/08 - SÁBADO
MESA 6 (19:30) – “Fala poeta”
José Carlos Capinan, Gereba Barreto, Abmael Silva
MESA 7: (20:30) – “A História nasce de outra história”
Com Nélida Piñon e Woden Madruga
Pipinha Literária
BIBLIOSESC — Biblioteca itinerante
A mais conhecida biblioteca móvel do País, montada sobre um caminhão e equipada com mais de 3 mil livros. Espaço de leitura no local e empréstimos de livros durante os três dias de atividade do Festival.
Todos os dias das 8h30 às 12h/13h30 às 21h
Local: Área Externa
Dia 07/08/2014(Quinta-feira)
Local: TENDA LITERÁRIA
HORÁRIO: Das 9h às 16h30
9h– o espetáculo de rua “Andarilhos do Coração” da Cia. Cênica Ventura, dirigido por Lindemberg Farias, é uma montagem bem humorada do texto de Ariano Suassuna "TORTURAS DE UM CORAÇÃO, OU EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO", escrita em 1951. A encenação mistura técnicas circenses, com os atores interpretando seus personagens em cima de pernas de pau. A música é interpretada ao vivo com canções especialmente criadas para o espetáculo, sob direção musical de Caio Padilha , uma espécie de opereta- comedia- popular.
A peça
Torturas de Um Coração é um texto de Ariano Suassuna para o teatro de bonecos. Nesta montagem, os bonecos são atores de verdade. O Grupo interpreta o universo da cultura popular, através de personagens típicos do teatro de mamulengo nordestino que, como na comedia dell'arte, são sempre recorrentes: o esperto negro Benedito, o valente Vicentão, o meganha Cabo Setenta, o bonitão Afonso Gostoso e a bela Marieta, a mulher mais cobiçada da cidade. A estrutura das cenas compreendem, antes da peça propriamente dita, a um prólogo iniciado e encerrado pelo apresentador Manuel Flores, intercalado pela apresentação dos personagens e pela explicação em flashback dos motivos que levam à atual supremacia de Benedito.
Sinopse
Na cidade de Taperoá, Marieta "tortura" os corações dos homens, provocando uma acirrada disputa pelo seu amor. O malandro Benedito dá a Marieta, como se fossem seus, presentes enviados por Cabo 70 e Vicentão. A fim de notabilizar-se diante da amada por coragem maior que a propalada pelos rivais, amedronta-os sob o disfarce de malassombro e lhes dá uma suja de pau. Mas, na hora de fazer jus a Marieta, ela está apaixonada por "seu" Afonço Cabeleira (coração não se governa...).
10h30 – Ação Sesc de Incentivo à Leitura com autores convidados
Salizete Freire e José de Castro
Faixa etária: livre
Sinopse: Escritor potiguar apresenta palestra divertida sobre criação literária e diversas histórias que permeiam o mundo da leitura, o prazer de ler e as aventuras e conhecimentos que esta proporciona. Conta com um mediador do bate papo, proporcionando a interação da plateia com o escritor palestrante.
14h – Andarilhos do Coração
15h30 – Ação Sesc de Incentivo à Leitura com autores convidados
Salizete Freire e José de Castro
Faixa etária: livre
Sinopse:Escritor potiguar apresenta palestra divertida sobre criação literária e diversas histórias que permeiam o mundo da leitura, o prazer de ler e as aventuras e conhecimentos que esta proporciona. Conta com um mediador do bate papo, proporcionando a interação da plateia com o escritor palestrante.
TENDA LITERÁRIA
Horários: 8h30 às 12h/13h30 às 21h
Grupo Sesc Dramaturgia apresenta intervenções “Poema ao Pé do Ouvido” e “Assalto Poético”
O grupo é oriundo das oficinas do Projeto Sesc Dramaturgia Leituras em Cena, do Departamento Nacional do Sesc em Parceria com o Sesc RN e que tem como características a intervenção cênicas com base em esquetes e performances teatrais.
Para o Flipipa propõe-se a criação das intervenções poéticas “Poema ao Pé do Ouvido” e Assalto Poético”, onde os atores da troupe intervem na cena urbana, no caso a da Praia de Pipa, em especial aos frequentadores do Flipipa, oferecendo as pessoas poemas e crônicas, que podem acontecer, tanto ao pé do ouvido de cada pessoa, como de assalto, fazendo grande estardalhaço e chamando a atenção dos passantes. Somadas a essas duas ações também estará presente o já consagrado e tradicional realejo, só que de forma estilizada, onde um ator caracterizado manipulando um boneco papagaio, conduz um realejo, oferecendo aos participantes do evento cartões, contendo poemas, pensamentos e outros escritos. Outras ações poderão ser oferecidas para a tenda literária, como jogos teatrais, maquiagem artísticas, e confecção de adereçõs, tendo como base histórias e personagens da literattura infantil e infanto-juvenil.
Faixa etária: Livre
10h e 15h-Contação de histórias
Acaci)
Dia 08/08/2014(Sexta-Feira)
Local: TENDA LITERÁRIA
HORÁRIO: Das 08h30 às 16h30
9h – Ballet da Cidade do Natal - “Bangular”
"BANGULAR" é o nome do trabalho do Ballet da Cidade do Natal (BCN), assinado pelo coreógrafo Mário Nascimento (SP/MG), que mergulha na obra do historiador Luiz da Câmara Cascudo, baseado no livro "HISTÓRIAS DE NOSSOS GESTOS", no qual ele se refere ao termo 'Bangular' como um vagar a esmo, sem rumo.
A trilha sonora é composta por poemas escritos, interpretados e musicados por grandes nomes da cultura potiguar e nordestina, como: Luiz da Câmara Cascudo (Lundu de Collen Moore, Brouhaha, Maria Luiza...), José Bezerra Gomes, Marcelo Brissac, José Celso Martinez, Raimundo Fagner, Alceu Valença, Leonora Barros, Bianca Maggi, Walter Franco, Dácio Galvão, Cid Campos, Virgínia Rosa e etc.
"Bangular" é, portanto, uma mostra plural dos gestos e trejeitos de um povo, o povo potiguar, o povo brasileiro, sendo este o sujeito objeto da obra de fato.
10h – Ação Sesc de Incentivo à Leitura com autores convidados
Com Juliano Souza e Michelle Ferret
Faixa etária:livre
14h–Bangular
15h – Ação Sesc de Incentivo à Leitura com autores convidados,com Juliano Souza e Michelle Ferret
Faixa etária:livre
TENDA LITERÁRIA
Horários: 8h30 às 12h/13h30 às 21h
Grupo Sesc Dramaturgia “Poema ao Pé do Ouvido” e Assalto Poético
10h e 15h– Histórias litero-musicais com Atmarama (Alexandre Atmarama)
Faixa etária: livre
Sinopse: Músico, compositor e violonista potiguar, autor do livro Vina, palestra sobre seu processo de criação sob influência da literatura oriental, especialmente a indiana, védica. Brinda-nos com histórias ricas em imaginação infanto juvenil ao som de belas músicas.
18h- Mesa Palavra com Ricardo Chacal
Tema: a literatura brasileira durante o período da ditadura.
Faixa etária: Livre
Dia 09/08/2014(Sábado)
Local: TENDA LITERÁRIA
9 ás 12h– Oficina de formação guia de leitura para mediadores – com Gelson Bini – professor, livreiro, mediador de leitura e debates literários há mais de 10 anos.
Público Alvo: Professores, estudantes, bibliotecários, auxiliares de biblioteca,
contadores de história e demais interessados.
Objetivo: Fomentar e aprimorar o gosto pela leitura e o conhecimento da literatura em mediadores de leitura. Propor ações de leitura para jovens leitores, divulgar a literatura, (dos clássicos aos contemporâneos).
TENDA LITERÁRIA
Horários: 8h30 às 12h/13h30 às 21h
Grupo Sesc Dramaturgia: “Poema ao Pé do Ouvido” e Assalto Poético”
Faixa etária: Livre
10h e 15h-Contação de histórias (Alvamar)
Via FLIPIPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário