O Ministério da Cultura lançou terça-feira, 01, em cerimônia no
Palácio do Planalto, o programa Brasil de Todas as Telas, que vai
destinar ao todo R$ 1,2 bilhão para produção, distribuição e programação
de conteúdo audiovisual, com o principal objetivo de "aumentar o
mercado interno e universalizar acesso aos serviços audiovisuais no
País".
"Não tínhamos a força e os recursos
para implementar a Lei da TV Paga (que desde 2011 obriga canais a ter
produções nacionais), com a densidade que ela merecia", disse a ministra
da cultura Marta Suplicy ao jornal O Estado de S.Paulo. "Ao todo, se
somarmos os R$ 413 milhões investidos no setor em 2013, mais R$ 310
milhões para a implantação e a digitalização de salas de cinema no
programa Cinema Perto de Você, aos R$ 480 milhões que acrescentamos
hoje, teremos R$ 1,2 bilhão para investimento em cinema no período de um
ano. Nunca tivemos isso. É sete vezes o montante de 2002", continuou a
ministra.
O lançamento do programa foi
apresentado pelo ator Cauã Reymond e contou com a participação, além da
ministra, da presidente Dilma Rousseff e do diretor-presidente da
Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, além de Cid Gomes,
governador do Ceará, do vice-presidente Michel Temer e do Ministro da
Casa Civil Aloizio Mercadante, entre outros. Também estiveram presentes
dezenas de cineastas e produtores de audiovisual, como Cacá Diegues,
Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, Vania Catani, Paulo Boccato, Roberto
Moreira, Luiz Bolognesi e Mariza Leão, entre outros.
O
montante a ser investido integra o orçamento de 2014 destinado ao
audiovisual e será repassado por diferentes modalidades financeiras,
como concursos, apoios e financiamentos do BNDES. "A Ancine antes não
tinha o número de pessoas suficiente para realizar estas operações.
Serão nomeados 17 novos profissionais que vão passar a integrar o corpo
da instituição", disse a ministra.
Marta
também explicou que o objetivo do Brasil de Todas as Telas é "posicionar
o Brasil entre os cinco maiores centros produtores e programadores de
conteúdo audiovisual do mundo". "Para isso, é preciso expandir o mercado
interno, universalizar o acesso da população aos serviços audiovisuais e
investir em produção, distribuição e programação de conteúdos. Vamos
botar o País definitivamente no mapa do cinema mundial", afirmou a
ministra.
Formulado com base no Plano de
Diretrizes e Metas para o Audiovisual, o Brasil de Todas as Telas é uma
parceria entre o Ministério da Cultura, a Agência Nacional do Cinema
(Ancine) e representantes do Comitê Gestor do Fundo Setorial do
Audiovisual (FSA). As ações do programa serão estruturadas em torno de
quatro eixos principais: desenvolvimento de novos projetos e obras
audiovisuais brasileiras; produção e difusão de obras audiovisual
brasileiras na TV e nos cinemas; capacitação e formação profissional; e
implantação e modernização de salas de cinema.
"O
Brasil de Todas as Telas significa um forte investimento também na
produção de conteúdos", declarou na ocasião Manoel Rangel. "Isso é muito
interessante. O investimento é muito forte em produção de conteúdo",
acrescentou Marta. "Hoje temos muita gente boa no mercado que não tem
como levar suas ideias à frente Outra coisa que vai ajudar muito é o
fato da Ancine abrir os canais financeiros de parceria para agentes sem
operação estruturada a partir dos mecanismos de financiamento público ao
audiovisual, ou seja, programadoras, instituições de ensino e governos
estaduais vão ter canais de financiamento que hoje não têm. Isso vai
fazer diferença também", analisou a ministra.
"O
Brasil de Todas as Telas é parte do nosso esforço para fazer justiça a
esta imensa criatividade do nosso País e transformá-la ainda mais na
base de uma pujante indústria cultural nacional. Vamos fortalecer nossa
indústria, criando recursos e condições para a produção audiovisual",
disse a presidente Dilma Rousseff. "Este fundo, de R$ 1,2 bilhão, é o
maior programa já destinado ao audiovisual, sobretudo sobre o conjunto
de iniciativas que abrangem os elos da cadeia, desde o roteiro até a
modernização do parque exibidor e do incentivo à pesquisa. Do tamanho
compatível ao talento e à criatividade dos nossos produtores
audiovisuais."
No encontro, ainda foi
anunciada uma ação de financiamento às produções para veiculação nas TVs
públicas, com destaque para as TVs comunitárias e universitárias. Ainda
serão detalhados os investimentos na implantação e digitalização de
salas de cinema pelo programa Cinema Perto de Você. "Vamos investir
muito na capacitação de jovens por meio do Pronatec (Programa Nacional
de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do Audiovisual. Nossa meta no
período de um ano é capacitar dois mil jovens", afirmou Marta.
Via TRIBUNA DO NORTE
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