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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PNBE-Professor/EJA - Ensino Fundamental

 
  • Alfabetizar letrando na EJA - Fundamentos teóricos e propostas didáticas

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Como se relacionam alfabetização e letramento na EJA? Como os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética e que atividades podem ajudá-los nesse desafio, em sala de aula? Qual a importância do ensino voltado à compreensão e à produção de textos orais e escritos durante a alfabetização? Como planejar as rotinas escolares, na área de língua portuguesa, na EJA, de modo a contemplar boas atividades de alfabetização e sequências didáticas nas quais se trabalham os diferentes gêneros textuais?
Fruto da experiência em pesquisa e ensino dos autores, este livro aprofunda essas questões.
Com essa intenção, proporciona ao leitor elementos para que reflita sobre a apropriação da escrita – num sentido amplo – por jovens e adultos alfabetizandos. Além de trazer fundamentos teóricos para a ação docente, a obra socializa estratégias didáticas que favorecem a emergência de promissoras situações de aprendizagem para aqueles cidadãos que retornam à escola.
Páginas: 184 • Formato: 14 X 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788575264188 • Código: 10626 • Área temática: Educação de Jovens e Adultos (EJA) • Editora: Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Estudos em EJA • Coordenadores da Coleção Leôncio Soares





Educação Matemática de Jovens e Adultos - Especificidades, desafios e contribuições
  • Educação Matemática de Jovens e Adultos - Especificidades, desafios e contribuições

Neste livro, Maria da Conceição F. R. Fonseca apresenta ao leitor uma visão do que é a Educação de Adultos e de que forma esta se entrelaça com a Educação Matemática. A autora traz para o leitor reflexões atuais feitas por ela e por outros educadores que são referência na área de Educação de Jovens e Adultos no país. Este quinto volume da coleção “Tendências em Educação Matemática” certamente irá impulsionar a pesquisa e a reflexão sobre o tema, fundamental para a compreensão da questão do ponto de vista social e político.
Páginas: 120 • Formato: 14,0 x 21,0 cm • ISBN: 9788575260562 • Código: 149 • Área temática: Educação de Jovens e Adultos (EJA) • Editora: Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Tendências em educação matemática • Coordenadores da Coleção Marcelo de Carvalho Borba 

didaticaedocencia 
  • Didática e Docência: aprendendo a profissão

Vário autores  - Liber Livro

A grande expansão de matrícula de educação superior tem revelado que o Brasil ainda enfrenta sérios problemas relativos a livros didáticos para este nível de ensino. Embora a produção acadêmica tenha crescido a olhos vistos, a elaboração de livros e outros materiais para estudantes de graduação e pós-graduação não tem tido o ritmo necessário para suprir em quantidade e qualidade as demandas advindas dos diversos cursos e áreas de interesse.
É nesse contexto que se insere a Coleção Formar cuja finalidade é contribuir para a socialização de conhecimentos necessários à formação de profissionais de educação e de outras áreas das humanidades. A iniciativa é fruto do esforço de diversas instituições e pesquisadores que vêm se dedicando a estudos, pesquisas e reflexões acerca da formação de nível superior no Brasil, bem como aos conteúdos imprescindíveis para assegurar um substrato teórico que possibilite ao futuro profissional se apropriar das habilidades e competências necessárias à modernidade.
Os quatro primeiros livros da Coleção Formar respondem pelo núcleo-base dos cursos de formação de professores nas universidades brasileiras. Os assuntos apresentados se distinguem por uma abordagem atualizada em linguagem acessível e cuidadosa, sem perder de vista o rigor acadêmico.
As autoras partem da premissa de que o fazer docente é uma atividade situada, não neutra e distante do improviso. Inclui reflexões sobre o ensino, seus pressupostos, determinantes sociais e modos de concretização. A escolha das temáticas nele abordadas se apoiou no inventário das pautas recorrentes ou ausentes nas publicações em circulação sobre o assunto, bem como na intenção de assegurar conhecimentos pedagógicos básicos que fortalecessem o trabalho docente numa abordagem crítica e contextualizada.

 
  • EDUCAÇÃO F͍SICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 
Autor(es): Rosa Malena Carvalho (org.) - Editora CRV
 
 O encontro dos autores e autoras desta publicação aconteceu em seminário organizado pela gestão da EJA na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro (“Os Sujeitos da EJA”), em 2008. Na época, neste seminário que envolvia diferentes professores, das diversas áreas do conhecimento que atuam com o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro), constatamos como há um vazio de discussão e de publicação específica sobre a inserção da Educação Física na EJA. Sendo assim, como resultado dessa observação e do que realizamos em nossos cotidianos profissionais, através deste livro, nosso principal objetivo é fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade da educação básica e a Educação Física como área do conhecimento, integrante do processo desenvolvido nas escolas.
  Afirmar a EJA como direito e, ao mesmo tempo, relacionar experiências corporais e processo de escolarização, na ideia predominante de educação, não é tarefa fácil. Em nosso contexto, a educação ainda é considerada privilégio, na qual os corpos e as práticas corporais são compreendidos como algo menor, obstáculo daquilo selecionado para ensinar e aprender. Algumas experiências questionam isso. Prefaciados por Edmundo Alves Jr (IEF/UFF), é o que compartilharão Adailson Souza (SME-RJ), Allan Lima (PEJA/SME-RJ), Ana Maria Silva (PEJA/SME-RJ), Eleandro Jannibelli (PEJA/SME-RJ), Fátima Valente (PEJA/SME-RJ), Flora Machado (PEJA/SME-RJ), Giane Pereira (SME-RJ e Estácio de Sá), Isabel Marinho (PEJA/SME-RJ), Maria Helena Souza (PEJA/SME-RJ),  Mariane Brito (SME e SEE-RJ), Osvaldo Oliveira (PEJA/SME-RJ), Paulo Carrano (Fac. de Educação/UFF), Rosa Malena Carvalho (IEF/UFF) e Sandra Rabello (UnATI/UERJ).

 

  • O Ouvido Pensante
Esta obra é uma coletânea de ensaios definitivos sobre a concepção sonora e musical revolucionária de seu autor, o músico canadense Murray Schafer. Reunidos em seis grandes grupos temáticos, os textos descrevem a maneira irreverente e inteiramente prática a que Murray, que é professor de música, recorre para despertar seus jovens alunos para o que ele chama de “paisagem sonora”, e não apenas para a música como esta é cotidianamente compreendida.
Cunhado pelo autor, o conceito de “paisagem sonora” abrange sonoridades em geral, abarcando o inestimável leque de ruídos urbanos e naturais. Radical, Murray propõe a extinção do professor. Ele escreve: “A proposta antiga: o professor tem a informação; o aluno tem a cabeça vazia. Objetivo do professor: empurrar a informação para dentro da cabeça vazia do aluno. Observações: no início, o professor é um bobo; no final, o aluno também”.
Trata-se de uma obra de importância inquestionável principalmente neste momento em que o Brasil torna o ensino de música obrigatório nas escolas, como lembra a professora Marisa Trench de Oliveira Fonterrada na apresentação desta segunda edição de O ouvido pensante. A primeira, de 1991, teve várias tiragens e vendeu mais de 10 mil exemplares, refletindo o fato de Murray, que visitou várias vezes o Brasil, ter se tornado um marco na cena musical do país.
  • Música(s) e seu ensino

Maura Penna  - Editora Sulina
Reunindo artigos produzidos ao longo da carreira acadêmica da Profª Maura Penna, autora com reconhecida produção no campo da educação musical, Música(s) e seu ensino é uma obra acessível para músicos e não músicos. Pode ser útil tanto ao professor de música quanto aos profissionais de outras áreas que se interessem por questões culturais ou pela educação brasileira de modo geral.
Nesta 2ª edição, foram ainda incorporadas questões relativas à Lei 11.769/2008, que trata da obrigatoriedade da música na educação básica, inclusive com a discussão de possibilidades para sua implementação. Composto por dez capítulos, o livro é dividido em quatro partes: a primeira apresenta conceitos e concepções básicas sobre a música vinculada à prática pedagógica; a segunda é dedicada às relações entre música e cultura, um dos aspectos centrais da contemporaneidade; a terceira trata da música no currículo escolar; e a quarta é constituída por um conjunto de experiências e propostas, que ilustram a prática pedagógica em música. A organização dos capítulos permite uma leitura encadeada, o que não impede, no entanto, a leitura autônoma de cada artigo, numa ordem aleatória.
As editoras dos títulos abaixo não disponibilizaram sinopses de suas respectivas obras:

 
  • Alfabetização de Jovens e Adultos Teoria e prática
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 224
Editor: Editora Vozes

  • INTERNET & ENSINO - NOVOS GENEROS, OUTROS DESAFIOS

Editora: LUCERNA
Assunto: PEDAGOGIA

  • Ensino de História em EJA: Identidade e Imagens - Moderna 
  • Alfabetização de Adultos: Leitura e Produção de Textos - Grupo A Educação

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