Alfabetizar letrando na EJA - Fundamentos teóricos e propostas didáticas
Como se relacionam alfabetização e letramento na EJA?
Como os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética e que
atividades podem ajudá-los nesse desafio, em sala de aula? Qual a
importância do ensino voltado à compreensão e à produção de textos orais
e escritos durante a alfabetização? Como planejar as rotinas escolares,
na área de língua portuguesa, na EJA, de modo
a contemplar boas atividades de alfabetização e sequências didáticas
nas quais se trabalham os diferentes gêneros textuais?
Fruto da experiência em pesquisa e ensino dos autores, este livro aprofunda essas questões.
Com essa intenção, proporciona ao leitor elementos para que reflita sobre a apropriação da escrita – num sentido amplo – por jovens e adultos alfabetizandos. Além de trazer fundamentos teóricos para a ação docente, a obra socializa estratégias didáticas que favorecem a emergência de promissoras situações de aprendizagem para aqueles cidadãos que retornam à escola.
Fruto da experiência em pesquisa e ensino dos autores, este livro aprofunda essas questões.
Com essa intenção, proporciona ao leitor elementos para que reflita sobre a apropriação da escrita – num sentido amplo – por jovens e adultos alfabetizandos. Além de trazer fundamentos teóricos para a ação docente, a obra socializa estratégias didáticas que favorecem a emergência de promissoras situações de aprendizagem para aqueles cidadãos que retornam à escola.
Páginas: 184 • Formato: 14 X 21 cm • Acabamento: brochura
• ISBN: 9788575264188 • Código: 10626
• Área temática:
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
• Editora: Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções:
Estudos em EJA
• Coordenadores da Coleção Leôncio Soares
Educação Matemática de Jovens e Adultos - Especificidades, desafios e contribuições
Neste livro, Maria da Conceição F. R. Fonseca apresenta ao
leitor uma visão do que é a Educação de Adultos e de que forma esta se
entrelaça com a Educação Matemática. A autora traz para o leitor
reflexões atuais feitas por ela e por outros educadores que são
referência na área de Educação de Jovens e Adultos no país. Este quinto
volume da coleção “Tendências em Educação Matemática” certamente irá
impulsionar a pesquisa e a reflexão sobre o tema, fundamental para a
compreensão da questão do ponto de vista social e político.
Páginas: 120 • Formato: 14,0 x 21,0 cm
• ISBN: 9788575260562 • Código: 149 • Área temática:
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
• Editora: Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções:
Tendências em educação matemática
• Coordenadores da Coleção Marcelo de Carvalho Borba
Didática e Docência: aprendendo a profissão
Vário autores - Liber Livro
A grande expansão de matrícula de educação superior tem revelado que o
Brasil ainda enfrenta sérios problemas relativos a livros didáticos
para este nível de ensino. Embora a produção acadêmica tenha crescido a
olhos vistos, a elaboração de livros e outros materiais para estudantes
de graduação e pós-graduação não tem tido o ritmo necessário para suprir
em quantidade e qualidade as demandas advindas dos diversos cursos e
áreas de interesse.
É nesse contexto que se insere a Coleção Formar cuja finalidade é
contribuir para a socialização de conhecimentos necessários à formação
de profissionais de educação e de outras áreas das humanidades. A
iniciativa é fruto do esforço de diversas instituições e pesquisadores
que vêm se dedicando a estudos, pesquisas e reflexões acerca da formação
de nível superior no Brasil, bem como aos conteúdos imprescindíveis
para assegurar um substrato teórico que possibilite ao futuro
profissional se apropriar das habilidades e competências necessárias à
modernidade.Os quatro primeiros livros da Coleção Formar respondem pelo núcleo-base dos cursos de formação de professores nas universidades brasileiras. Os assuntos apresentados se distinguem por uma abordagem atualizada em linguagem acessível e cuidadosa, sem perder de vista o rigor acadêmico.
As autoras partem da premissa de que o fazer docente é uma atividade situada, não neutra e distante do improviso. Inclui reflexões sobre o ensino, seus pressupostos, determinantes sociais e modos de concretização. A escolha das temáticas nele abordadas se apoiou no inventário das pautas recorrentes ou ausentes nas publicações em circulação sobre o assunto, bem como na intenção de assegurar conhecimentos pedagógicos básicos que fortalecessem o trabalho docente numa abordagem crítica e contextualizada.
- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): Rosa Malena Carvalho (org.) - Editora CRV
O
encontro dos autores e autoras desta publicação aconteceu em seminário
organizado pela gestão da EJA na Rede Pública Municipal de Educação do
Rio de Janeiro (“Os Sujeitos da EJA”), em 2008. Na época, neste
seminário que envolvia diferentes professores, das diversas áreas do
conhecimento que atuam com o PEJA (Programa de Educação de Jovens e
Adultos do Município do Rio de Janeiro), constatamos como há um vazio de
discussão e de publicação específica sobre a inserção da Educação
Física na EJA. Sendo assim, como resultado dessa observação e do que
realizamos em nossos cotidianos profissionais, através deste livro,
nosso principal objetivo é fortalecer a Educação de Jovens e Adultos
(EJA) como modalidade da educação básica e a Educação Física como área
do conhecimento, integrante do processo desenvolvido nas escolas.
Afirmar a EJA como direito e,
ao mesmo tempo, relacionar experiências corporais e processo de
escolarização, na ideia predominante de educação, não é tarefa fácil. Em
nosso contexto, a educação ainda é considerada privilégio, na qual os
corpos e as práticas corporais são compreendidos como algo
menor, obstáculo daquilo selecionado para ensinar e aprender. Algumas
experiências questionam isso. Prefaciados por Edmundo Alves Jr
(IEF/UFF), é o que compartilharão Adailson Souza (SME-RJ), Allan Lima (PEJA/SME-RJ), Ana Maria Silva (PEJA/SME-RJ), Eleandro Jannibelli (PEJA/SME-RJ), Fátima Valente (PEJA/SME-RJ), Flora Machado (PEJA/SME-RJ), Giane Pereira (SME-RJ e Estácio de Sá), Isabel Marinho (PEJA/SME-RJ), Maria Helena Souza (PEJA/SME-RJ), Mariane Brito (SME e SEE-RJ), Osvaldo Oliveira (PEJA/SME-RJ), Paulo Carrano (Fac. de Educação/UFF), Rosa Malena Carvalho (IEF/UFF) e Sandra Rabello (UnATI/UERJ).
- O Ouvido Pensante
Cunhado pelo autor, o conceito de “paisagem sonora” abrange sonoridades em geral, abarcando o inestimável leque de ruídos urbanos e naturais. Radical, Murray propõe a extinção do professor. Ele escreve: “A proposta antiga: o professor tem a informação; o aluno tem a cabeça vazia. Objetivo do professor: empurrar a informação para dentro da cabeça vazia do aluno. Observações: no início, o professor é um bobo; no final, o aluno também”.
Trata-se de uma obra de importância inquestionável principalmente neste momento em que o Brasil torna o ensino de música obrigatório nas escolas, como lembra a professora Marisa Trench de Oliveira Fonterrada na apresentação desta segunda edição de O ouvido pensante. A primeira, de 1991, teve várias tiragens e vendeu mais de 10 mil exemplares, refletindo o fato de Murray, que visitou várias vezes o Brasil, ter se tornado um marco na cena musical do país.
Reunindo artigos produzidos ao longo da carreira acadêmica da Profª
Maura Penna, autora com reconhecida produção no campo da educação
musical, Música(s) e seu ensino é uma obra acessível para músicos e não
músicos. Pode ser útil tanto ao professor de música quanto aos
profissionais de outras áreas que se interessem por questões culturais
ou pela educação brasileira de modo geral.
Nesta 2ª edição, foram ainda incorporadas questões relativas à Lei 11.769/2008, que trata da obrigatoriedade da música na educação básica, inclusive com a discussão de possibilidades para sua implementação. Composto por dez capítulos, o livro é dividido em quatro partes: a primeira apresenta conceitos e concepções básicas sobre a música vinculada à prática pedagógica; a segunda é dedicada às relações entre música e cultura, um dos aspectos centrais da contemporaneidade; a terceira trata da música no currículo escolar; e a quarta é constituída por um conjunto de experiências e propostas, que ilustram a prática pedagógica em música. A organização dos capítulos permite uma leitura encadeada, o que não impede, no entanto, a leitura autônoma de cada artigo, numa ordem aleatória.
Nesta 2ª edição, foram ainda incorporadas questões relativas à Lei 11.769/2008, que trata da obrigatoriedade da música na educação básica, inclusive com a discussão de possibilidades para sua implementação. Composto por dez capítulos, o livro é dividido em quatro partes: a primeira apresenta conceitos e concepções básicas sobre a música vinculada à prática pedagógica; a segunda é dedicada às relações entre música e cultura, um dos aspectos centrais da contemporaneidade; a terceira trata da música no currículo escolar; e a quarta é constituída por um conjunto de experiências e propostas, que ilustram a prática pedagógica em música. A organização dos capítulos permite uma leitura encadeada, o que não impede, no entanto, a leitura autônoma de cada artigo, numa ordem aleatória.
As editoras dos títulos abaixo não disponibilizaram sinopses de suas respectivas obras:
- Alfabetização de Jovens e Adultos Teoria e prática
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 224
Editor: Editora Vozes
INTERNET & ENSINO - NOVOS GENEROS, OUTROS DESAFIOS
Autor: ARAUJO, JULIO CESAR
Editora: LUCERNA
Assunto: PEDAGOGIA
- Ensino de História em EJA: Identidade e Imagens - Moderna
- Alfabetização de Adultos: Leitura e Produção de Textos - Grupo A Educação
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