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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Paródias: utilização como recurso didático


  Beto Potyguara
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DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico;
  • Estimular o hábito de leitura e a produção textual;
  • Contribuir para a socialização e o resgate de sua autoestima:
  • Despertar a autonomia na tomada de decisões e de suas escolhas;
  • Valorizar a sua produção artística e cultural;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria;
  • Colaborar para a sua desinibição;
  • Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Grécia Antiga
Estratégias e recursos da aula
preparação
O professor deverá levar um aparelho de som ou um televisor com DVD para a sala com CDs ou DVDs com Karaokês ou jingles comerciais, para utilizá-los durante a fase de sensibilização da turma sobre o que são "paródias".
Na falta desses recursos, pode recorrer a propagandas impressas, televisivas, cartazes ou trailers de paródias cinematográficas, além de material de apoio como letras de música, poesias ou cordéis.
introduzindo
A utilização de paródias em sala de aula requer uma grande dose de doação e de comprometimento por parte do professor que deve encarar com seriedade esta tarefa, respeitando a faixa etária e o grau de maturidade de sua clientela, tomando cuidados especiais para que tal atividade não se perca no vácuo e transforme-se apenas em uma mera terapia ocupacional. Nesse sentido, é necessário que antes de tudo exista um período de sensibilização da turma, onde o professor deve construir juntamente com  seu aluno um conceito comum sobre o que o mesmo entende por paródia.

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escrito


1ª Aula:

Recite uma curta paródia musical utilizada em algum comercial ou em alguma campanha política bastante popular. Em seguida, pergunte aos alunos o que acharam disso e se eles sabem o que foi isso que você acabou de apresentar. Escreva as respostas na lousa, estimule-os a criar um conceito próprio e depois explique que aquele foi um exemplo prático do que é uma paródia.

Agora intruduza por meio de uma exposição sonora ou audiovisual exemplos concretos (jingles musicais, comerciais de TV, trailers de filmes, etc.) do que vem a ser uma paródia e de como são utilizadas no cotidiano, principalmente  no meio publicitário.

Certifique-se de que todos entenderam do que se trata uma paródia, antes de seguir em frente. Veja uma pequena descrição:
"A paródia é uma recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso.
A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica." (Guia de produção textual da PUCRS)

Sua utilização em sala de aula permite, portanto, o desenvolvimento do senso crítico do aluno e pode vir a ser aplicada como estratégia de ensino em qualquer série ou disciplina, pois seu uso pode ser facilmente adequado a qualquer tipo de conteúdo.


2ª Aula:

A partir daí, divida a turma em grupos de quatro ou cinco membros e promova um momento de descontração, fazendo um curto concurso de Karaokê. Dependendo da faixa etária, o professor poderá escolher que gêneros ou ritmos são mais apropriados para se trabalhar com os alunos. Lembre-se que esta etapa visa não apenas a descontração e a desinibição da turma, mas para demonstrar a eles que a paródia tem certos elementos a serem seguidos em sua construção. Até cantigas de roda são ótimas para exemplificar a questão do ritmo, da repetição de expressões, das rimas, etc.
desenvolvimento

O professor pode ainda antes de solicitar a execução da atividade, recorrer ao uso de letras de músicas, de poesias ou da Literatura de Cordel como auxílio para se trabalhar a questão da métrica poética. Além disso, os exemplos anteriormente citados propiciam uma parceria interdisciplinar com outros colegas (Artes, Literatura e Língua Portuguesa), o que enriqueceria em muito a elaboração e a apresentação final desses trabalhos.


3ª Aula:

Antes de ministrar a atividade utilizando-se das paródias, pode ser apresentada essa animação sobre a Grécia Antiga como forma de reforçar o conteúdo que será o objeto de produção para as mesmas. Clic no link a seguir e veja a animação:
Grécia
Em seguida, solicitar que cada grupo produza uma paródia, tendo como tema um dos assuntos trabalhados em sala sobre a Grécia Antiga: História, Mitologia, Literatura, Jogos Olímpicos, Teatro e demais legados culturais.

O professor deve sugerir as formas e possibilidades de que essa atividade possa vir a ser executada, pois a associação da paródia apenas vinculada ao estímulo musical pode inibir parte da turma que não se considere apta em princípio para tal proeza.

OBS: A paródia é uma representação crítica, satírica e bem-humorada e, portanto, além da versão musical, podem ser apresentadas sobre  a forma de dramatização, de produção textual (poesia ou jogral), de curtas metragens, de ilustrações (Histórias em Quadrinhos, Tiras, Charges ou Cartum), do uso de fantoches ou por qualquer outro meio que os alunos possam vir a sugerir.
menininhos
É possível que os alunos, inicialmente, demonstrem alguma insegurança e até mesmo resitência à execução da atividade. Por isso recomendamos o uso inicial do Karaokê, para que a turma encare essa experiência de uma forma lúdica e prazerosa, possibilitando dessa forma a desinibição gradual dos alunos, requisito indispensável para que tal atividade obtenha o êxito esperado.

Para finalizar a aula, estipule um prazo (uma ou duas semanas) para que as suas produções sejam apresentadas, criando assim um momento de culminância e de socilização dos trabalhos entre os alunos.
complementaçaõ

Caso a sua escola possua um laboratório de informática, os alunos podem ser estimulados a produzir uma pesquisa on-line, tanto para reforçar os subsídios sobre o tema escolhido, como sobre a forma de apresentação do seu trabalho.

O professor pode ainda promover uma navegação dirigida especificamente para os endereços eletrônicos que possuam exemplos audiovisuais de paródias. Nesse sentido, o YouTube (www.youtube.com), possui uma extensa galeria de vídeos sobre o tema.

Indicar filmes que parodiam clássicos do cinema também é uma boa forma para incentivar os grupos que optarem por dramatizações ou apresentações por meio de fantoches. Acesse o UOL Tecnologia (http://tecnologia.uol.com.br) e veja uma seleção de versões curtas com um minuto de duração cada.

Um site que pode ser sugerido para os alunos que quiserem fazer versões musicais ou até mesmo para o professor incrementar a sua aula é o CANTE (www2.uol.com.br/cante/inicio.htm). Nele existem vários programas que podem ser utilizados e baixados gratuitamente. Dentre eles, o Cante, Paródia! (www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm), que facilitará o trabalho dos futuros compositores.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Grécia Vídeo
Recursos Complementares
Indicação de Sites e Blogs:
www.discoverykidsbrasil.com/jogos/
Site repleto de atividades educacionais, inclusive Karaokê (indicado para as séries iniciais do Ensino Fundamental até o 7º Ano do Ensino Fundamental Final).
www.cherryplus.com.br/blog/tag/parodia/
Trata-se de uma sátira da abertura clássica das animações da Pixar Animation Studios, onde hipoteticamente nos é revelado o destino da Lampadizinha que maltrata a letra "I" (de Pixar) em todos os filmes da produtora. Imperdível e recomendado para qualquer faixa etária do Ensino Fundamental Final ao Ensino Médio ou o EJA.

www.realorche.com.br/musicas_parodias.asp
É um videokê que possui uma enorme variedade de músicas, incluisive, paródias. O download é gratuito.

www.letras.com.br/
Site que disponibiliza um grande acervo de letras de músicas nacionais e estrangeiras.

www.historiadigital.org/2009/04/parodia-de-historia.html
Demonstração prática feita pelo professor Michael de História, de Criciúma (SC), de como as paródias podem ser utilizadas como recurso didático.

www.parodiasnasaladeaula.blogspot.com
Blog de minha autoria que visa registrar as experiências didáticas bem sucedidas com a utilização de paródias em sala de aula.

Materiais Adicionais:
CDs:
Os 30 Maiores Jingles de Todos os Tempos. Encarte da Revista Flashback #1 - Editora Abril (Agosto/2004).
Os Animais têm Razão - para ouvir e pensar. Autor: Professor e Cordelista Antônio Francisco (membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel) - Projeto musical patrocinado pela Petrobrás (2007). Produtora: Marca Registrada (www.cdmarca.com)
Gramática com Música. Autores: Antônio Monteiro de Souza e Sílvio Augusto do Nascimento (ambos professores). Produção independente: 200? (Natal/RN). Contato: tjmonteiro@ig.com.br

DVD:
As maiores propagandas de todos os tempos. "Os50 Filmes maisgeniais de Washington Olivetto: dos tempos da DPZ aos dias atuais" (Duração dos comerciais: 55min./ Entrevista: 21min.). Flashback - V.1. - W Brasil/ Editora Abril (2005).
Bibliografia Sugerida:
ANTUNES, Celso. A Grande Jogada: Manual Construtivista de como estudar. Petropólis: Vozes, 2004.
MARCONDES, Beatriz; MENEZES, Gilda; TOSHIMITSU, Thaís. Como usar outras linguagens em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
MIRANDA, Simão de. Professor, não deixe a peteca cair! 63 idéias para aulas criativas. São Paulo: Papirus, 2006.
Avaliação
O professor poderá avaliar o aluno através da observação de seu desempenho individual ou em grupo durante todo o processo de produção e execução da atividade, analisando quais foram as competências desenvolvidas satisfatoriamente, além do nível de domínio adquirido sobre o assunto estudado.
Fonte: Portal do Professor

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