Promover a leitura para o desenvolvimento pleno do estudante.
Este é um dos caminhos que a Rede Estadual de Educação vem seguindo para
despertar em cada estudante sua potencialidade dentro da sala de aula. Na manhã de ontem (30), no Auditório Angélica Moura, SEEC, a Coordenadoria de
Desenvolvimento Escolar – CODESE, realizou mais um curso de formação continuada
do Proler, programa nacional de leitura, com o tema Biblioteca na Perspectiva
do Século XXI.
Contanto com a presença de gestores e professores da rede
estadual, a abertura do evento foi realizada pelo secretário adjunto de
educação, professor Joaquim Oliveira, a coordenadora dos programas de leitura
da Secretaria de Educação, Erileide Rocha, e a coordenadora do programa
Parlamento Juvenil do Mercosul, Verá Reis. O evento faz parte da agenda
positiva que o Plano Estadual do Livro e Leitura que o estado do Rio Grande do
Norte vem realizando por todas as regiões atendidas pela secretaria.
A região da grande Natal conta com 224 regentes de
biblioteca, termo utilizado para nomear os profissionais que cuidam da execução
das políticas públicas voltadas à leitura. “Graças a estes homens e mulheres, a
biblioteca tem sido um dos principais articuladores das práticas literárias em
nossas escolas. Buscamos uma transformação social que inicie pela educação”,
destacou Erileide Rocha.
E são muitos os resultados de escolas que apostam na leitura e formação como motivadores para os estudantes. Técnica da Subcoordenadoria de Ensino Médio, Verá Reis, é a responsável pelo Parlamento Juvenil do Mercosul no RN. O programa visa proporcionar aos jovens a experiência de ser representante brasileiro em grandes rodas de discussão dos rumos que a política pública deve ser direcionada. Durante o curso, Verá apresentou toda a metodologia e resultados que o PJM alcança junto aos alunos e apresentou o representante potiguar na edição deste ano do programa, o estudante Martins Francisco dos Santos Neto, da Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza.
E são muitos os resultados de escolas que apostam na leitura e formação como motivadores para os estudantes. Técnica da Subcoordenadoria de Ensino Médio, Verá Reis, é a responsável pelo Parlamento Juvenil do Mercosul no RN. O programa visa proporcionar aos jovens a experiência de ser representante brasileiro em grandes rodas de discussão dos rumos que a política pública deve ser direcionada. Durante o curso, Verá apresentou toda a metodologia e resultados que o PJM alcança junto aos alunos e apresentou o representante potiguar na edição deste ano do programa, o estudante Martins Francisco dos Santos Neto, da Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza.
Martins, jovem de 14 anos, viajará no mês de agosto para a
Argentina, onde outros jovens dos países que compõem o Mercosul estarão
engajados na construção de uma carta sobre o Ensino Médio que a juventude
deseja. “O sucesso do programa depende da escola, que divulgue e faça com que
seus alunos participem do PJM, pois práticas cidadãs com estas proporcionam um
conhecimento que vai além das salas de aula”, argumentou Verá Reis.
A Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza,
localizada em Jaçanã, vem sendo reconhecida pela participação em todos os
concursos destinados aos jovens em idade escolar. O Parlamento Jovem
Brasileiro, realizado pela Câmara dos Deputados, e o Jovem Embaixador,
organizado pelo Governo dos Estados Unidos, também tiveram representantes da
escola de Jaçanã. “Ninguém melhor do que os jovens para transformar o ensino
médio com as idéias e metas que queremos”, disse o jovem parlamentar Martins
Francisco.
Joaquim Oliveira, secretário adjunto, destacou que é necessária
uma nova compreensão do papel que os professores tem enquanto formador para contribuir
na construção de talentos na rede estadual de ensino: “essa nova leitura deve
ir muito além do que as necessidades que temos, pois o rendimento das escolas
que apostam e investem em seus alunos provam que quando se tem um objetivo,
todo o caminho é possível de ser conquistado.”
Para o secretário, o diferencial que uma escola pode ofertar
para os estudantes não está somente nos decretos ou normas, mas nascem quando existem
professores, gestores e coordenadores comprometidos com a educação. “A leitura é
um universo que possibilita viver experiências exitosas, mas tem que existir
muitos profissionais dedicados para que essas experiências ocorram”, concluiu o
secretário.
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