MP lança campanha para disseminar paz nas escolas
Disseminar a paz e a tolerância nas escolas. Esse é o objetivo da Campanha “Conte até 10 nas escolas”, lançado na manhã desta segunda-feira (24/02), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária durante seminário aberto a professores, gestores, Promotores de Justiça e à comunidade.
O seminário foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis e contou com as participações das Promotoras de Justiça, Iveluslka Xavier (CAOP Cidadania), Luciana D'Assunção (CAOP Criminal) e Gerliana Rocha (CAOP Infância e Juventude); a Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho; o Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), André Mauro; a Corregedora-Geral do Ministério Público, Maria de Lourdes Azevedo; e a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Tamar Dias, membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A campanha se trata de uma parceria entre o CNMP, representado pelo MPRN, da Secretaria Estadual de Educação e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) com o objetivo de cultivar a não violência em sala de aula.
Para a Promotora de Justiça coordenadora do Caop Cidadania, Iveluska Lemos Xavier, a ação do MP visa conscientizar os jovens sobre a importância de um ambiente escolar pacífico. “Nossa ação procura diminuir a violência nas escolas, temática tão pertinente nos dias atuais. Juntamente com a Secretaria de Educação do RN e a ENASP, trabalharemos para que o preocupante quadro atual seja revertido”, afirmou.
Quanto à sua aplicação, o “Conte até 10” funcionará de forma integrada à grade curricular dos estudantes estaduais. Os professores receberão uma cartilha com vários temas, como bullying, direitos humanos e combate à violência.
De acordo com a Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho, a parceria com o Ministério Público Estadual representa um passo importante para a melhoria da paz no âmbito escolar do RN. “Esse projeto, em parceria com o MP, vem somar-se a várias ações que grandes instituições públicas articulam para a discussão e implementação de ações a respeito desse contexto notório, diariamente visto em todos os veículos de imprensa, que é a violência nas escolas. A vulnerabilidade dos jovens estudantes nessa sociedade em crise de valores é um dos maiores prejuízos sociais atuais. Estou muito satisfeita e emocionada com o Conte Até 10, que representará um avanço na educação do nosso Estado”, confia.
Em suas considerações iniciais, o Procurador-Geral de Justiça destacou o estímulo à cultura da tolerância entre os estudantes. “Nosso objetivo maior é estimular a cultura da paz, da tolerância e respeito ao próximo entre os jovens, conscientizando-os a deixar de lado eventuais aborrecimentos os quais poderão tornar a violência algo banal. O melhor ambiente para se ensinar isso é, certamente, a escola, unindo-se ao apoio familiar”, disse Rinaldo Reis.
Nesse contexto, a cerimônia de abertura contou, além da apresentação da Campanha pela Promotora de Justiça Tamar Dias, com palestras de Paulo Sérgio Markowicz de Lima, Promotor de Justiça da 3ª Promotoria do Juri de Curitiba, e de Ronaldo Aoqui, Diretor Geral da Academia Gracie de Humaitá no RN. A campanha “Conte até 10 nas escolas”, é voltada para as escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte, com foco nos alunos do ensino médio.
Via Ministério Público do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário