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terça-feira, 5 de novembro de 2013

Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs

 
  Beto Potyguara

imagem do usuário
DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico
  • Estimular a criatividade
  • Produzir sua própria Linha do Tempo
  • Propiciar a inclusão digital
  • Dominar a navegação pela internet e a pesquisa por meio de sites de busca
  • Reconhecer-se como sujeito e agente histórico
Duração das atividades
02 (Duas) aulas de cinquente minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tempo Cronológico
  • Tempo de Duração
  • Tempo Histórico
  • Calendário
  • Linha de Tempo
  • Navegação pela internet
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Fundamental Final História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final História Tempo da duração
Da
Estratégias e recursos da aula
 preparação
O professor deverá levar a turma para o laboratório de informática, onde se utilizará de uma apresentação por PowerPoint para introduzir as noções relativas à pesquisa sobre a Linha do Tempo que será produzida pela turma.

Na falta de um laboratório na escola, poderá improvisar essa atividade por meio de cartazes, bunners, painéis ou de um jornal seriado.
introduzindo
Trabalhar com a introdução ao conhecimento histórico pode ser algo bastante instigante quanto monótono, dependendo da postura adotada pelo professor. Infelizmente, a disciplina ainda carrega muito do ranço de décadas passadas, onde o ensino tradicional tranformou-lhe em algo sem vida, relegada somente ao registro de um passado bem distante da realidade cotidiana dos alunos.
Resgatar a importância do indivíduo como sujeito e agente histórico é um dos grandes desafios do professor contemporâneo. Contextualizar os acontecimentos do passado, fazendo pontes com o momento presente, demonstra o quanto o estudo e a pesquisa histórica são dignas de reconhecimento e são imprescindíveis para compreendermos o momento em que vivemos.
Trazer o aluno para o centro da discussão e tentar mostrar que os feitos históricos e culturais da humanidade são frutos do trabalho árduo e dedicado de uma coletividade, não apenas de atos individuais e "isolados", de seres superiores, "eleitos pelos deuses". Ressaltar que ele também é um sujeito de um momento histórico e que as suas ações, tanto individuais, quanto coletivas, podem fazer diferença dentro do contexto social em que está inserido. Reconhecer-se como um agente de transformação social, um indivíduo capaz de moldar o mundo a sua volta e tornar-se o grande protagonista e roteirista do grande espetáculo que é a sua vida.
Nesse sentido, sugerimos uma atividade em que ele não seja um mero expectador, mas um agente ativo durante todo o processo de execução e de conclusão da mesma.

1ª AULA:

Partindo da premissa de que o seu aluno domine pelo menos noções básicas sobre o conceito de Tempo Histórico e consiga distingui-lo do Tempo Cronológico, assim como, relacioná-lo com os períodos de tempo de curta, média e longa duração, sugerimos a criação individual de uma Linha de Tempo da vida desse aluno. Utilizaremos a informática e o acesso à internet como nossos aliados principais para alcançarmos esse intento.

No primeiro momento, desloque a turma para o laboratório de informática (na falta desse ambiente, improvise por meio de um retroprojetor ou de painéis), onde o professor deverá apresentar um modelo do que é uma Linha de Tempo. Veja o exemplo abaixo (Fig.1):
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A partir daí, oriente os seus alunos a criarem a própria linha do tempo de sua vida, começando pelo seu nascimento ao momento atual, enumerando os acontecimentos que ele considera como relevantes até aquele dado momento. Por exemplo: data de nascimento, quando começou a andar ou falar, o primeiro dia na escola, quando aprendeu a ler e a escrever, a perda de um ente querido, alguma conquista pessoal, enfim, deixe-o livre para criar uma lista de episódios que segundo a sua opinião e grau de maturidade, ele considera como os mais importantes, até então em sua vida. Apresente a turma o modelo de uma "linha de tempo pessoal" (Fi g.2):
9
É importante registrar que não existe um único padrão para a representação gráfica de uma linha de tempo. Ela pode ser apresentada horizontalmente, verticalmente, em espiral, ou seja, varia mais de acordo com o estilo estético ou de acordo com o espaço (ou ao público) destinado a produção da mesma. Seguem mais exemplos para serem mostrados a turma:
Fig. 3: modelo tradicional:
1
Fig. 4: modelo horizontal ascendente:
3
Fig. 5: modelo horizontal decrescente:
4
Fig. 6: modelo circular:
10
Fig. 7: modelo vertical:
11
Fig. 8: modelo icnográfico:
13
Fig. 9: modelo "árvore genealógica":
6
Fig. 10: modelo com gráficos:
15
Fig. 11: modelo em espiral:
8
Fig. 12: modelo factual fragmentado:
7
Fig. 13: modelo em ziguezague:
5
A escolha do modelo a ser utilizado deverá ser do gosto de cada um, mas deve-se orientá-los para evitarem aqueles mais complexos e os que possam vir a gerar poluição visual ou uma difícil compreensão.
desenvolvimento

2ª AULA:

Em seguida, peça para que cada um represente graficamente essa linha de tempo e lance o seguinte desafio: para cada data (mês ou ano) destacada por você, iremos dar início a uma pesquisa on-line sobre que acontecimentos históricos aconteceram em nossa cidade, estado, país ou no mundo, naquele exato período. Que personalidade histórica nasceu no dia do seu aniversário? O que é comemorado nesse dia em alguma parte do mundo? Qual é o significado do seu nome? O que aconteceu no Mundo no mês em que você levou sua primeira queda de bicicleta? E o primeiro beijo, marcou a sua vida? Mas e para o resto do mundo? Recheie a turma com perguntas alegóricas como essas e direcione-os para a pesquisa de coleta de dados pela internet. Apresente este outro modelo de como essa nova linha temporal deverá ser produzida (Fig. 14):
2
A pesquisa ao ser realizada dessa maneira, além de adquirir um novo significado para o aluno, tranforma o mesmo em um observador da história viva, pulsante, tornando essa tarefa muito mais prazerosa, dinâmica, instrutiva e divertida. O assunto em pauta refere-se a sua própria vida, é algo de seu interesse e que ele vai ter curiosidade em descobrir e ao final da atividade terá orgulho de tê-la produzido. Ele não irá somente "sugar" informações da internet, irá experimentar os passos de um verdadeiro pesquisador, um antropólogo cultural, um arqueológo da sua própria vida. Não são as múmias faraônicas o seu objeto de estudo e sim algo de grande relevância para ele: o seu passado, que agora passa a dar uma maior importâ ncia e a perceber que o conteúdo da disciplina de História pode ser aplicado as suas vivências contemporâneas e não tão somente a um passado, tão, tão, distante.

OBS: uma vez que o levantamento de dados tenha sido realizado (para os locais sem laboratório, pode-se recorrer a pesquisa bibliográfica na biblioteca ou orintar a turma para realizá-la fora do ambiente escolar), deve-se posteriormente, socializá-los com o restante da turma. Sugerimos que a apresentação seja feita por meio do PowerPoint ou de outro programa similar, propiciando também ao aluno o contato com os programas digitais (que anterirormente devem ter sido previamente instrumentalizados) e apropriando-se destes como um recurso para incrementar a sua exposição, dando-lhe as cores e a sua marca a esse projeto autoral.

Créditos e Fontes das Ilustrações:

Fig. 1: Engepack
Fig. 2: Cláudia Costa
Fig. 3: Ilúmina Brasil
Fig. 4: Epidemia
Fig. 5: Wikipédia
Fig. 6: Cinara
Fig. 7: Ferrero do Brasil
Fig. 8: Michelle
Fig. 9: Macmagazine
Fig. 10: MestreSeo
Fig. 11: Blog de Brinquedo
Fig. 12: Prozyn
Fig. 13: Receita Federal
Fig. 14: Espro
complementaçaõ
Ao final da apresentação de toda a turma, pode-se incentivar os alunos a criarem um Blog Memorial para registrar coletivamente os resultados e impressões obtidas durante cada etapa do processo. O aluno individualmente ou em grupo poderá participar da construção do blog da seguinte forma: agregando comentários e relatos sobre a execução da atividade; descrevendo o que mudou em relação a sua concepção anterior sobre o que seria uma pesquisa e da importância que esse trabalho teve para ele; enumerar pontos positivos e negativos que aconteceram ao longo da sua execução e, por fim , definir se agora ele já consegue se perceber como um sujeito histórico e como um agente de transformação social. O blog criado coletivamente (e preferencialmente, batizado pela própria turma), pode ser utilizado como uma espécie de portfólio on-line das atividades mais significativas realizadas por aquele grupo de alun os, não apenas durantes as aulas de História, mas em todas as outras ao longo do ano letivo.

Veja como é simples a criação de um blog e oriente as etapas a serem seguidas por seus alunos:
  1. Entre no seguinte endereço eletrônico: http//www.blogger.com/start/ . É necessário que você possua uma conta no Google para a criação do blog. Caso contrário, basta realizar um rápido cadastro nessa mesma página, que lhe possibilitará com um novo e-mail e senha o Login de acesso.
  2. Clique então na opção Criar um blog. Toda a  sequência é rápida e auto explicativa. Salve a opção de Layout que lhe agradar e pronto, o blog estará disponível na net. Em um segundo momento você poderá redifinir as cores e o próprio layout da página, podendo inclusive importar um template personalizado para realçar ainda mais o ambiente, de acordo com a preferência da turma.
  3. Criado o blog, retorne ao painel inicial e clique em Configurações e em seguida em Permissões. Ao abrir este ambiente, insira os e-mails daqueles alunos que você considera como os mais responsáveis da turma na caixa de convites do blog. Dessa maneira ao receberem o convite (sob a forma de um link), esses alunos estarão habilitados a colaborar com postagens. É importante que toda a turma participe desse processo de criação, opinando, se articulando e manusenado as ferramentas do PC e do blog, para que adquiram confiança, segurança e os requisitos mínimos necessários para a atualização do mesmo. O ideal é que, paulatinamente, todos ou pelo menos a maioria dos alunos, tenham condições de acesso e de postagens e que o professor assuma apenas o papel de mediador e de conselheiro do grupo.
Recursos Complementares
Indicação de Sites:
www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
É uma linha do tempo on-line que traz os principais fatos e personagens da História da humanidade desde a invenção da escrita até os dias atuais.
pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_História_do_Mundo
Acervo da Wikipédia que registra toda a cronologia do planeta desde antes do apareimento do homem. Possui gráficos  etabelas, sedo bastante completo.
recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/884712
Possui vários trabalhos acedêmicos sobre temas históricos. O link acima, remete-nos a o trabalho sobre "O tempo histótico e o uso das categoria temporais no ensino de história" de autoria de Maria de Lurdes de Mattos Dantas Barbosa.

Avaliação
O professor deverá avaliar o aluno através do seu desempenho individual durante o processo de pesquisa e apresentação da atividade, analisando quais foram as competências desenvolvidas por ele e quais foram as suas principais dificuldades, tanto no tocante ao domínio do assunto estudado, quanto refente à instrumentalização digital da tarefa.

Fonte: Portal do Professor

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