Postagens mais recentes

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Secretária Betania Ramalho recebe comenda da Polícia Militar

A secretária de Educação Betânia Ramalho recebeu da governadora Rosalba Ciarlini a comenda do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga em alusão a cerimônia em comemoração aos 179 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A solenidade também marcou os 50 anos do Hospital Central Coronel Pedro Germano, gerido pela PM.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Colégio Atheneu passará por reforma e ampliação

O Governo do Estado está resgatando um dos maiores e significativos símbolos da educação potiguar: assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do colégio Atheneu, em Natal, na manhã desta segunda-feira (25).

A solenidade de assinatura aconteceu na sede da escola e foi acompanhada por dezenas de estudantes, professores e gestores. A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, o adjunto da pasta, Joaquim Oliveira, a secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, a diretora da escola, Severina Targino e o engenheiro responsável pela obra - da MAR Engenharia - , Marcos Antônio Ribeiro, também estiveram presentes na cerimônia.

Encontro discutirá o ensino de ciências e biologia


Nos dias 28 e 29 de novembro, será realizado no Centro de Biociências da UFRN, o III Encontro de Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia. O evento é aberto para professores da rede pública de ensino e tem como objetivo a formação continuada de professores na área da ciência.
O encontro também visa contribuir para um melhor ensino de Ciências e Biologia no Rio Grande do Norte. Esta iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas por pesquisadores da UFRN integrantes da Rede Nacional de Educação e Ciência, a qual tem o apoio do edital Novos Talentos da CAPES.
O evento contará com palestras, simpósios, mesas redondas e oficinas, abrangendo temas como a aplicação da experimentação em sala de aula, o uso de espaços não formais de ensino, internet como ferramenta de ensino, inclusão social, formação continuada, modelos didáticos, entre outros. Dentre os palestrantes estão pesquisadores da UFRN e da Universidade de São Paulo.
As inscrições devem ser feitas no email encontro.ensino.aprendizagem@gmail.com. Informações podem ser obtidas nos telefones 3211-9209 2 3215-3346 ou clicando aqui. Para baixar ficha de inscrição clique aqui.
Fonte: Portal da Educação

Professor da rede estadual conquista prêmio nacional


O projeto ‘Ensinando com Artes’, idealizado pelo professor de Sociologia Bruno Lima, foi o vencedor do Prêmio Professores do Brasil – que está em sua sexta edição – na categoria Júri Popular. Eleito como o melhor projeto de Ensino Médio do Brasil, o professor que atua na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte receberá o prêmio entre os dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, quando também será realizado o 7º Seminário Prêmio Professores do Brasil. A Governadora Rosalba Ciarlini telefonou para o docente, nesta terça-feira (19), quando foi informada sobre o resultado do prêmio para parabenizá-lo.

De acordo com o professor premiado, o ‘Ensinando com Artes’ vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Raimundo Soares desde o ano de 2012 e tem como objetivo combater a violência através do desenvolvimento da sociabilidade dos alunos. Para isso, o teatro é utilizado como ferramenta do processo de ensino, aprendizagem e interação social. “Estávamos muito ansiosos e confiantes que nosso projeto fosse premiado porque acreditávamos na qualidade dele e, principalmente, no empenho dos nossos alunos que se uniram para divulgá-lo nas redes sociais e alcançar a vitória através do júri popular”, diz Bruno.

Escolas Estaduais de Currais Novos na final nacional do Prêmio Itaú Social/Unicef


O clima é de final de Copa do Mundo nas escolas públicas de Currais Novos nessa semana. Quatro alunos das Escolas Estadual Tristão de Barros, Instituto Vivaldo Pereira e da Escola Municipal Humberto Gama estarão em São Paulo na próxima quinta-feira, dia 28, para participar da final do Prêmio Itaú Social/Unicef, que será entregue às 19h no Auditório Ibirapuera.

Em Currais Novos funciona a Rede Potiguar de Televisão (RPTV), única emissora de televisão do Brasil totalmente feita por crianças e adolescentes, levada ar ao no Canal 51 da grade da Sidys TV a Cabo. A iniciativa, promovida nas Escola Estaduais pelo Centro de Documentação e Cultura Popular (CECOP), concorreu com outros 2 700 projetos de todo o Brasil, ganhou a etapa Nordeste em outubro, e agora é torcer os dedos para ser apontado como campeão nacional do Prêmio Itaú/Unicef, na próxima quinta-feira.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Expediente será mantido na sexta-feira (22)

SEM IMPRENSADO!
Comunicamos aos servidores da Educação, incluindo os profissionais e alunos das escolas estaduais de Natal, que o expediente será mantido normalmente na sexta-feira, 22 de novembro.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aberta as inscrições para novas turmas de EJA-RN

No período de 14 a 19 de novembro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores para atuar em novas turmas de EJA no Estado do Rio Grande do Norte.
Na manhã de hoje foi divulgado o Aditivo sobre o Edital disponibilizado no último dia 6/11 com as devidas alterações no período de inscrição. Confira o texto na íntegra:
EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 006/2013
A Secretária de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais altera os seguintes pontos do Edital nº 005/2013, publicado no DOE de 06/11/2013:
3.4 O candidato que não efetuar a entrega do Currículo, no período de 14 a 19 de novembro de 2013, estará excluído do Processo Seletivo.
5.2(...)
Letra (d) comprovante de residência nas comunidades próximas onde funcionam as turmas.
7.1 Os currículos serão analisados no período de 20 a 26 de novembro de 2013 e o resultado final será dia 29 de novembro de 2013.
Natal, 09 de novembro de 2013.
Betania Leite Ramalho
Secretária
Os interessados devem encaminhar a documentação necessária (ver Edital Nº005/2013 - SUEJA) as suas respectivas DIREDs ou se preferir, diretamente na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (SUEJA), localizada na sala 26 da SEEC, no Centro Administrativo do Governo do Estado.
Na SUEJA a documentação deve ser entregues as técnicas: Edna, Lucilene, Odília e Suetênia.
A análise de currículos ocorrerá no período de 20 a 26 de novembro e o resultado final será divulgado no dia 29 deste mês.
Para maiores informações, acesse o Aditivo do Edital no seguinte link.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Entram no ar novos sites de mais 12 secretarias do Governo do RN

Dando continuidade ao processo de modernização da comunicação do Governo do Estado, foram lançados nesta terça-feira (5) mais 12 sites de órgãos da Administração Direta e Indireta. A nova plataforma dará mais agilidade no repasse da informação aos usuários dos sites dos seguintes órgãos: Secretarias de Estado da Saúde (Sesap); da Infraestrutura (SIN); FJA/Secretaria de Cultura; Junta Comercial do RN (Jucern); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema); Parque das Dunas; Defensoria Pública; Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); Escola de GoveRNo; Hemonorte; Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep); e Polícia Civil.

A nova plataforma, Armazenamento e Diagramação de Conteúdo Digital (Adcon), irá padronizar, organizar e dar mais velocidade na alimentação de conteúdos como matérias, vídeos, fotos e áudio, além de possibilitar maior mobilidade e dinamismo das informações ou serviços.

Paródias: utilização como recurso didático


  Beto Potyguara
imagem do usuário
DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico;
  • Estimular o hábito de leitura e a produção textual;
  • Contribuir para a socialização e o resgate de sua autoestima:
  • Despertar a autonomia na tomada de decisões e de suas escolhas;
  • Valorizar a sua produção artística e cultural;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria;
  • Colaborar para a sua desinibição;
  • Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Grécia Antiga
Estratégias e recursos da aula
preparação
O professor deverá levar um aparelho de som ou um televisor com DVD para a sala com CDs ou DVDs com Karaokês ou jingles comerciais, para utilizá-los durante a fase de sensibilização da turma sobre o que são "paródias".
Na falta desses recursos, pode recorrer a propagandas impressas, televisivas, cartazes ou trailers de paródias cinematográficas, além de material de apoio como letras de música, poesias ou cordéis.
introduzindo
A utilização de paródias em sala de aula requer uma grande dose de doação e de comprometimento por parte do professor que deve encarar com seriedade esta tarefa, respeitando a faixa etária e o grau de maturidade de sua clientela, tomando cuidados especiais para que tal atividade não se perca no vácuo e transforme-se apenas em uma mera terapia ocupacional. Nesse sentido, é necessário que antes de tudo exista um período de sensibilização da turma, onde o professor deve construir juntamente com  seu aluno um conceito comum sobre o que o mesmo entende por paródia.

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escrito


1ª Aula:

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs

 
  Beto Potyguara

imagem do usuário
DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico
  • Estimular a criatividade
  • Produzir sua própria Linha do Tempo
  • Propiciar a inclusão digital
  • Dominar a navegação pela internet e a pesquisa por meio de sites de busca
  • Reconhecer-se como sujeito e agente histórico
Duração das atividades
02 (Duas) aulas de cinquente minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tempo Cronológico
  • Tempo de Duração
  • Tempo Histórico
  • Calendário
  • Linha de Tempo
  • Navegação pela internet
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Fundamental Final História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final História Tempo da duração
Da
Estratégias e recursos da aula
 preparação
O professor deverá levar a turma para o laboratório de informática, onde se utilizará de uma apresentação por PowerPoint para introduzir as noções relativas à pesquisa sobre a Linha do Tempo que será produzida pela turma.

Na falta de um laboratório na escola, poderá improvisar essa atividade por meio de cartazes, bunners, painéis ou de um jornal seriado.
introduzindo
Trabalhar com a introdução ao conhecimento histórico pode ser algo bastante instigante quanto monótono, dependendo da postura adotada pelo professor. Infelizmente, a disciplina ainda carrega muito do ranço de décadas passadas, onde o ensino tradicional tranformou-lhe em algo sem vida, relegada somente ao registro de um passado bem distante da realidade cotidiana dos alunos.
Resgatar a importância do indivíduo como sujeito e agente histórico é um dos grandes desafios do professor contemporâneo. Contextualizar os acontecimentos do passado, fazendo pontes com o momento presente, demonstra o quanto o estudo e a pesquisa histórica são dignas de reconhecimento e são imprescindíveis para compreendermos o momento em que vivemos.
Trazer o aluno para o centro da discussão e tentar mostrar que os feitos históricos e culturais da humanidade são frutos do trabalho árduo e dedicado de uma coletividade, não apenas de atos individuais e "isolados", de seres superiores, "eleitos pelos deuses". Ressaltar que ele também é um sujeito de um momento histórico e que as suas ações, tanto individuais, quanto coletivas, podem fazer diferença dentro do contexto social em que está inserido. Reconhecer-se como um agente de transformação social, um indivíduo capaz de moldar o mundo a sua volta e tornar-se o grande protagonista e roteirista do grande espetáculo que é a sua vida.
Nesse sentido, sugerimos uma atividade em que ele não seja um mero expectador, mas um agente ativo durante todo o processo de execução e de conclusão da mesma.

1ª AULA:

O que é indisciplina?

Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme dificuldade para o trabalho dos professores. Não existe solução fácil, mas não desanime! Nesta reportagem, extraída da Nova Escola, convidamos você a refletir sobre as causas do problema. E neste conjunto de links, sugerimos mais de 90 alternativas para começar a vencê-lo. Boa leitura!

Paulo Vitale
Que a profissão docente passa por um momento delicado é algo reconhecido não apenas por quem faz da sala de aula o seu dia a dia, mas também pelos estudiosos que se debruçam sobre o assunto. Philippe Perrenoud, referência na sociologia da Educação, costuma afirmar que nunca foi tão difícil ser professor.
Isso porque a escola passa por dois movimentos de mudança - ambos externos aos seus muros. Por um lado, cobra-se cada vez mais tarefas da instituição: ensino dos conteúdos regulares, temas transversais, cidadania, ética, educação sexual e por aí vai. De outro, afirma o especialista, "as condições de exercício da profissão estão cada vez mais difíceis".
Entre essas dificuldades, a indisciplina lidera  a lista de queixas. Pesquisa realizada por NOVA ESCOLA e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. Só quem sente na pele a questão no cotidiano tem a real dimensão de como o problema é desgastante, levando ao desestímulo com com a profissão e, muitas vezes, até ao abandono.
Mas, calma. Respire. É possível, sim, virar esse jogo. Quer conseguir uma turma atenta e motivada? Sim, é possível. Na maioria das vezes, trata-se de um trabalho de longo prazo, com avanços e recuos e rediscussões permanentes, em que o trabalho em equipe é essencial. Não há receita mágica, mas muitos caminhos para chegar lá.
Desde sua criação, NOVA ESCOLA ajuda você a lidar com a indisciplina. Nas páginas da revista, você encontra todo mês as reflexões de Telma Vinha, professora da Unicamp, que responde a dúvidas (reais!) sobre comportamento (clique aqui para ver todo o arquivo já publicado).
E, aqui no site, você tem acesso a dezenas de reportagens que exploram pormenores sobre o tema. No quadro à direita, selecionamos textos e recursos multimídia campeões de audiência. E, no quadro abaixo, reunímos mais de 90 links para atacar de frente a indisciplina e seus problemas correlatos, bullying e violência escolar.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Projeto de extensão: Paulo Freire e a educação emancipató​ria


O Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP, informa que estão aberta as inscrições para o Projeto de Extensão -"Paulo Freire e a educação emancipatória: uma configuração do pensamento libertador".
Na oportunidade ocorrerão Ateliês de estudo das seguintes obras de Paulo Freire: Educação como prática de liberdade; Pedagogia do oprimido; Pedagogia da autonomia e Pedagogia da esperança.

O curso é gratuíto e está aberto ao público interessado em geral, mas encaminhamos aos colegas professores da EJA esse convite singular e bastante enriquecedor.


Divulguem e Participem - de modo a contribuir com o debate e socializar conhecimentos.
VAGAS LIMITADAS

Serviço:
Inscrições Instituto Kennedy, na Secretaria do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão - NEPE
Telefone: 3232-6232

Início - dia -
29/10/2013 Término - dia - 12/12/2013Horário - 13h30min às 17h30min


Fonte: Via e-mail

Governo divulga calendário de matrículas 2014 para escolas estaduais




Os estudantes com deficiência já podem solicitar a sua matrícula na rede estadual, para o ano letivo 2014. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. Logo após, entre os dias 18 de novembro e 22 de dezembro, estará aberto o período de solicitação de matrículas para os demais interessados em ingressar nas escolas estaduais. Os alunos que pretendem permanecer nas unidades em que estudam também devem solicitar a renovação automática nesse período. Esse ano, na capital e no interior, todas as matrículas da rede estadual serão realizadas exclusivamente pela internet.

“A partir de agora, os pais e alunos do interior vão viver uma experiência que o público de Natal já conhece. Costumo dizer que o SIGEduc chegou para causar um grande impacto na cultura de gestão da secretaria e, principalmente, das escolas. Estamos saindo da era do papel e da caneta, para a era digital. Somos pioneiros na área da Educação Básica, tanto que o Ministério da Educação está apostando nessa ideia para levar o sistema que implantamos aqui aos outros estados do país”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

No dia 30 de dezembro, o Governo do Estado divulgará o resultado da matrícula, com o nome dos alunos e das escolas para as quais eles foram matriculados. A partir daí, entre os dias 2 e 17 de janeiro de 2014, os interessados devem procurar as escolas para efetivarem a matrícula munidos de Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, histórico escolar, documento de identificação do responsável, foto 3 x 4 e comprovante de solicitação de matrícula emitido pelo SIGEduc. As aulas estão previstas para iniciar no dia 22 de janeiro.

CADASTRAMENTO DE CPF

domingo, 3 de novembro de 2013

Escola Estadual de Jaçanã ganha prêmio nacional de gestão


O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) entregou na tarde desta quinta-feira (31), em Brasília, o Prêmio Gestão Escolar 2013. O diretor Othon Mário de Araújo, da Escola Estadual Terezinha Carolino, em Jaçanã, foi apontado como um dos seis melhores do país, numa seleção de 9 mil gestores brasileiros. Como prêmio, a Escola ganhou R$ 10 mil e o diretor ganhou uma viagem de intercâmbio de 22 dias nos Estados Unidos.

Em Brasília, onde cumpriu agenda administrativa, a Governadora Rosalba Ciarlini comemorou o prêmio, ao lado da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho. "Esta é a segunda vez que a rede escolar do Rio Grande do Norte tem gestores em destaque neste prêmio. No ano passado, a diretora Maria Goreth Silva, da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Natal, também ficou entre as seis melhores do país", lembrou a Governadora.


A secretária Betania Ramalho parabenizou o diretor premiado e a equipe da Escola de Jaçanã. “Não há segredo para uma escola conseguir bons resultados. Quando o diretor e os professores trabalham juntos, com o acompanhamento da comunidade escolar, os alunos sempre saem ganhando”. Ligada à 7ª Diretoria Regional de Educação, a escola Terezinha Carolino possui sete salas de aula, salas administrativas, grêmio estudantil e um serviço de rádio que permite a comunicação entre as salas de aula.

De acordo com o presidente da comissão estadual do Prêmio de Gestão Escolar, Edmilson Simplício, um dos critérios usados para a participação no prêmio é o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). “Nos últimos anos, a Escola Estadual Terezinha Carolino aumentou seu índice de 3,2 para 4,3. Sem falar do crescente índice de aprovação e diminuição da reprovação, que também contaram para a conquista na final nacional.”

Além da escola potiguar, outras cinco escolas do país ganharam o diploma “Escola Destaque Nacional”, além dos R$ 10 mil.
Fonte: Portal da Educação

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Diversidade é marca do RN CIÊNCIA

A quarta Mostra de Iniciação ao Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural – RN CIÊNCIA apresentou neste ano diferentes trabalhos científicos, de toda as regiões do Estado, mostrando a diversidade que os alunos da rede pública de ensino trazem em sua bagagem. Química, física, biologia, literatura, reciclagem, tecnologia e sustentabilidade, muito foram os temas dos trabalhos expostos nos stands do RN CIÊNCIA.
A Escola Estadual 11 de Agosto, da cidade de Umarizal trouxe para a feira a o estudo “O Uso de Naturopatia no tratamento de Ferimentos Cutâneos”, Os estudantes desenvolveram uma pomada que tem um poder de cicatrização mais eficiente do que algumas formuladas no mercado. A pomada é feita com elementos regionais, como a aroreia, girassol e cera de abelha.

Homens de Cor: o negros nos quadrinhos brasileiros

Durante a XIX CINTEC/UFRN estivemos representando a SUEJA dentro da programação do RN CIÊNCIA apresentando a palestra pedagógica "Homens de cor: o negro nos quadrinhos brasileiros".
A proposta deste trabalho é o de conscientizar educadores, pais, estudantes e consumidores, sobre o conteúdo das histórias em quadrinhos, despertando o senso crítico do público para a presença de esteriótipos preconceituosos, mensagens ideológicas e subliminares, entre outros aspectos.
Nossa apresentação ocorreu na manhã do dia 23/10,  e mesmo com a questão do atraso proveniente das quedas de energia que ocorreram no pavilhão da SEEC, teve uma boa recepção pelo público presente.
No dia de ontem (31), repetimos a dose no Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa (CEBE), na Zona Norte de Natal, dentro da programação do III Encontro de Leitura promovido por essa Instituição.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...