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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Conheça o Projeto Trabalhando e Aprendendo


 Equipe em um hospital de Mossoró
OBJETIVOS
Geral:
  • Promover a expansão das ações de educação para jovens e adultos trabalhadores mediante a oferta de cursos equivalentes ao nível fundamental e médio.
Específicos:
  • Possibilitar à população jovem e adulta, que não tenha completado o ensino fundamental e médio, a elevação da escolaridade nesses níveis de ensino;
  • Aumentar a auto-estima e fortalecer a confiança na capacidade de aprender da população alvo.
 Entrega do material didático
JUSTIFICATIVA
A globalização econômica, ao promover o rompimento de fronteiras, muda a geografia política e provoca, de forma acelerada, a transferência de conhecimentos, tecnologias e informações, além de recolocar as questões da sociabilidade humana em espaços cada vez mais amplos.
As demandas sociais e econômicas estão a requerer, cada vez mais, profissionais especializados para o mundo do trabalho. Contraditoriamente a essa situação, uma parte considerável da sociedade encontra-se excluída do sistema formal de ensino, defrontando-se com a necessidade de concluir sua escolaridade para tornar-se sujeito desse processo, do qual já participa com dificuldades.
A expressão desta realidade são as novas competências exigidas pelas transformações do mundo contemporâneo, o usufruto de direitos próprios da cidadania e a presença dos meios de comunicação assentados na microeletrônica que requerem cada vez mais o acesso a saberes diversificados. Aqueles que estão privados do saber básico, dos conhecimentos aplicados e das novas oportunidades do mercado de trabalho tornam-se vulneráveis às novas formas de desigualdades.
Diante desse mundo globalizado, que apresenta múltiplos desafios para o homem, a educação surge como algo necessário e indispensável à humanidade na sua construção da paz, da liberdade e da justiça social.
Paradoxalmente às exigências da sociedade, os índices de pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio no Brasil permanece elevado.
No Estado do Rio Grande do Norte, tanto na zona urbana como na rural, a situação não é diferente. Ela ocorre devido a fatores inerentes à sua relação com o contexto social (evasão, desestímulo, dificuldades metodológicas) e a ausência de políticas públicas de impacto capazes de consolidar o processo de escolarização desses jovens e adultos.
Desse modo, pensando nesta atual situação, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, através da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA com o compromisso de apoiar às políticas educacionais e desenvolver ações que contribuam para a continuidade da formação educacional dos trabalhadores que não tiveram oportunidade de concluírem o ensino fundamental e médio em tempo oportuno, realiza parceria com os hospitais – Projeto Parceria, a fim de propiciar condições de conclusão de estudos aos servidores dos hospitais que, por exigência do mundo do trabalho, principalmente no que tange a competitividade, necessita dispor desse nível de ensino.
Portanto, na perspectiva de melhorar a qualificação dos profissionais dos hospitais, a proposta apresenta alternativas para uma formação coerente com as exigências imposta pelo meio social como um todo e, de modo especial, pelo mercado de trabalho.
ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO
Organiza-se os trabalhos em consonância com as parcerias, de maneira que inicialmente fomenta-se um contato entre a equipe técnica da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA e o setor de Recursos Humanos dos hospitais, levantando as necessidades e possibilidades da implantação das salas de aula. Feito esse primeiro contato é celebrado um Termo de Compromisso entre a Secretaria de Educação Cultura e Desporto e os Hospitais, onde cada um dos parceiros tem a sua parcela de responsabilidades no Projeto.
Os alunos são matriculados nas  Escolas Estaduais Jorge Fernandes e o Centro de Educação de Jovens e Adultos Profrª.  Lia Campos, que ficam responsáveis pela documentação, material didático, carteira de estudante e certificação dos alunos.
Os alunos assistem aula nos espaços oferecidos pelos hospitais onde  contam com salas de aula bastante amplas e bem iluminadas, algumas com ar condicionado e carteiras confortáveis, sendo utilizada em outros momentos pelos doutorandos dos hospitais.
As reuniões pedagógicas para planejamento são realizadas através de encontros mensais onde cada professor expõe as ações desenvolvidas e faz seu planejamento interdisciplinar já que todos estão presentes para discutirem sobre o rendimento dos alunos e os conteúdos que podem ser replanejados ou avançados. Conforme as necessidades, fazemos reuniões extraordinárias.
Esses encontros acontecem aos sábados, nas dependências da SUEJA, já que os professores não dispõe de horários disponíveis durante a semana.
Nesses encontros se faz reflexões a partir das particularidades do aluno da EJA – Quem é o aluno adulto? O que espera do aluno? Como mediar o conhecimento e organizar uma sala de aula voltada para esse público? Que prática docente podemos construir para esse aluno, quais os eixos temáticos propostos?
A equipe de apoio administrativo faz acompanhamento diário as salas de aula, indo em lócum ver as necessidades e as solicitações dos alunos e professores, viabilizando as ações e fazendo a intermediação entre o hospital e a escola.
PÚBLICO ATENDIDO E LOCAL DAS SALAS DE AULA DO PROJETO TRABALHANDO E APRENDENDO
Atualmente o atendimento é relizado nos seguintes hospitais e empresas:
HOSPITAL ALFREDO MESQUITA – HOSPITAL DEOCLÉSIO MARQUES - HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO - POLICLÍNICA – EMPRESA RAMOS – EMPRESA UNIMETAIS - HOSPITAL SANTA CATARINA - HOSPITAL ONOFRE LOPES – SUPERMERCADO REDE MAIS - SUPERMERCADO CARREFOUR - CLINICA NEOFRON - CENTRO DE RECUPERAÇÃO – PIUM - HOSPITAL CASA DE SAUDE NATAL - HOSPITAL MATERNIDADE JANUARIO CICLO - CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS – CARENA - HOSPITAL WALFREDO GURGEL
Contamos em 2010 com um total de 263 alunos, distribuídos da seguinte forma:
Ensino Fundamental: 130
Ensino Médio: 133
Nosso quadro docente é composto por professores estagiários, alunos das Universidades locais, distribuídos nas diversas áreas do conhecimento, conforme as necessidades vigentes.
Fonte: Fórum EJA
Fotos: SUEJA

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