OBJETIVOS
Geral:
- Promover a expansão das ações de educação para jovens e adultos trabalhadores mediante a oferta de cursos equivalentes ao nível fundamental e médio.
Específicos:
- Possibilitar à população jovem e adulta, que não tenha completado o ensino fundamental e médio, a elevação da escolaridade nesses níveis de ensino;
- Aumentar a auto-estima e fortalecer a confiança na capacidade de aprender da população alvo.
Entrega do material didático
JUSTIFICATIVA
A
globalização econômica, ao promover o rompimento de fronteiras, muda a
geografia política e provoca, de forma acelerada, a transferência de
conhecimentos, tecnologias e informações, além de recolocar as questões
da sociabilidade humana em espaços cada vez mais amplos.
As
demandas sociais e econômicas estão a requerer, cada vez mais,
profissionais especializados para o mundo do trabalho.
Contraditoriamente a essa situação, uma parte considerável da sociedade
encontra-se excluída do sistema formal de ensino, defrontando-se com a
necessidade de concluir sua escolaridade para tornar-se sujeito desse
processo, do qual já participa com dificuldades.
A
expressão desta realidade são as novas competências exigidas pelas
transformações do mundo contemporâneo, o usufruto de direitos próprios
da cidadania e a presença dos meios de comunicação assentados na
microeletrônica que requerem cada vez mais o acesso a saberes
diversificados. Aqueles que estão privados do saber básico, dos
conhecimentos aplicados e das novas oportunidades do mercado de trabalho
tornam-se vulneráveis às novas formas de desigualdades.
Diante
desse mundo globalizado, que apresenta múltiplos desafios para o
homem, a educação surge como algo necessário e indispensável à
humanidade na sua construção da paz, da liberdade e da justiça social.
Paradoxalmente
às exigências da sociedade, os índices de pessoas que não concluíram o
ensino fundamental e médio no Brasil permanece elevado.
No
Estado do Rio Grande do Norte, tanto na zona urbana como na rural, a
situação não é diferente. Ela ocorre devido a fatores inerentes à sua
relação com o contexto social (evasão, desestímulo, dificuldades
metodológicas) e a ausência de políticas públicas de impacto capazes de
consolidar o processo de escolarização desses jovens e adultos.
Desse
modo, pensando nesta atual situação, a Secretaria de Estado da
Educação e da Cultura – SEEC, através da Subcoordenadoria de Educação
de Jovens e Adultos – SUEJA com o compromisso de apoiar às políticas
educacionais e desenvolver ações que contribuam para a continuidade da
formação educacional dos trabalhadores que não tiveram oportunidade de
concluírem o ensino fundamental e médio em tempo oportuno, realiza
parceria com os hospitais – Projeto Parceria, a fim de propiciar
condições de conclusão de estudos aos servidores dos hospitais que, por
exigência do mundo do trabalho, principalmente no que tange a
competitividade, necessita dispor desse nível de ensino.
Portanto,
na perspectiva de melhorar a qualificação dos profissionais dos
hospitais, a proposta apresenta alternativas para uma formação coerente
com as exigências imposta pelo meio social como um todo e, de modo
especial, pelo mercado de trabalho.
ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO
Organiza-se
os trabalhos em consonância com as parcerias, de maneira que
inicialmente fomenta-se um contato entre a equipe técnica da
Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA e o setor de
Recursos Humanos dos hospitais, levantando as necessidades e
possibilidades da implantação das salas de aula. Feito esse primeiro
contato é celebrado um Termo de Compromisso entre a Secretaria de
Educação Cultura e Desporto e os Hospitais, onde cada um dos parceiros
tem a sua parcela de responsabilidades no Projeto.
Os
alunos são matriculados nas Escolas Estaduais Jorge Fernandes e o
Centro de Educação de Jovens e Adultos Profrª. Lia Campos, que ficam
responsáveis pela documentação, material didático, carteira de estudante
e certificação dos alunos.
Os
alunos assistem aula nos espaços oferecidos pelos hospitais onde
contam com salas de aula bastante amplas e bem iluminadas, algumas com
ar condicionado e carteiras confortáveis, sendo utilizada em outros
momentos pelos doutorandos dos hospitais.
As
reuniões pedagógicas para planejamento são realizadas através de
encontros mensais onde cada professor expõe as ações desenvolvidas e faz
seu planejamento interdisciplinar já que todos estão presentes para
discutirem sobre o rendimento dos alunos e os conteúdos que podem ser
replanejados ou avançados. Conforme as necessidades, fazemos reuniões
extraordinárias.
Esses
encontros acontecem aos sábados, nas dependências da SUEJA, já que os
professores não dispõe de horários disponíveis durante a semana.
Nesses
encontros se faz reflexões a partir das particularidades do aluno da
EJA – Quem é o aluno adulto? O que espera do aluno? Como mediar o
conhecimento e organizar uma sala de aula voltada para esse público? Que
prática docente podemos construir para esse aluno, quais os eixos
temáticos propostos?
A
equipe de apoio administrativo faz acompanhamento diário as salas de
aula, indo em lócum ver as necessidades e as solicitações dos alunos e
professores, viabilizando as ações e fazendo a intermediação entre o
hospital e a escola.
PÚBLICO ATENDIDO E LOCAL DAS SALAS DE AULA DO PROJETO TRABALHANDO E APRENDENDO
Atualmente o atendimento é relizado nos seguintes hospitais e empresas:
HOSPITAL
ALFREDO MESQUITA – HOSPITAL DEOCLÉSIO MARQUES - HOSPITAL GISELDA
TRIGUEIRO - POLICLÍNICA – EMPRESA RAMOS – EMPRESA UNIMETAIS - HOSPITAL
SANTA CATARINA - HOSPITAL ONOFRE LOPES – SUPERMERCADO REDE MAIS -
SUPERMERCADO CARREFOUR - CLINICA NEOFRON - CENTRO DE RECUPERAÇÃO – PIUM -
HOSPITAL CASA DE SAUDE NATAL - HOSPITAL MATERNIDADE JANUARIO CICLO -
CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS – CARENA - HOSPITAL
WALFREDO GURGEL
Contamos em 2010 com um total de 263 alunos, distribuídos da seguinte forma:
Ensino Fundamental: 130
Ensino Médio: 133
Nosso
quadro docente é composto por professores estagiários, alunos das
Universidades locais, distribuídos nas diversas áreas do conhecimento,
conforme as necessidades vigentes.
Fonte: Fórum EJA
Fotos: SUEJA
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