Divulgação
A coleção Propg/FEU Digital, uma das primeiras de e.books do país, foi iniciada em 2010, com a disponibilização de 44 obras para download gratuito. O projeto tem como objetivo democratizar a produção acadêmica – todos os títulos são assinados por docentes da Unesp e abordam temas os mais variados dentro da área de Ciências Humanas, como educação, história, geografia e política.
Em 2011 foram incluídos 50 novos títulos, em 2012 outros 44 e em 2013 54. A meta do projeto, agora com 249 obras, é publicar 1.000 livros até 2020. Todo o novo lote e parte dos 192 livros que já integravam a coleção estão disponíveis também para impressão sob demanda. Durante 2013 foram contabilizados mais de 81 mil downloads de obras da coleção. Com o selo Editora Unesp, somam-se 355 as obras para download gratuito.
Confira alguns títulos e os autores que integram a Coleção Propg/FEU Digital Cultura Acadêmica, acesse http://bit.ly/ipKHX8
Elas podem ser localizadas pelo título do livro ou pelo nome do autor da obra.
Confira, abaixo, a relação dos 57 novos títulos, com seus respectivos autores ou organizadores:
A assessoria do serviço social na gestão das políticas sociais, de Gislaine Alves Liporoni Peres
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais – Construindo novas relações, de Lucirene Andréa Catini Lanzi, Silvana A. B. Gregório Vidotti e Edberto Ferneda
A ciência da informação e os espaços antropológicos – Uma aproximação possível?, de Angela Halen Claro Bembem
A construção do espaço da escrita na ficção contemporânea, de Cláudia Regina Bergamin
A construção do inimigo nos discursos presidenciais norte-americanos do pós-guerra fria, de Lucas Amaral Batista Leite
A cooperação multilateral entre os países amazônicos – atuação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, de Rodolfo Ilário da Silva
A dimensão política da dignidade humana em Hannah Arendt, de Luana Turbay
A fonologia da linguagem deni (arawá), de Mateus Cruz Maciel de Carvalho
Ascensão e queda do gabinete de 20 de novembro de 1827 (1827-1829), de João Victor Caetano Alves
As vozes e as coisas – Poesia em prosa de Murilo Mendes e Francis Ponge, de Patrícia Aparecida Antonio
Caso Rushdie: direitos humanos e islamismo como instrumentos de conflito,de Luana Hordones Chaves
Conceito de ética na contemporaneidade segundo Bauman, de Paulo Fernando da Silva
Crianças, museus e formação de público em São Paulo, de Paula Hilst Selli
Direito, técnica, imagem – os limites e os fundamentos do humano, de Jorge Barrientos-Parra
Direitos humanos e tutela penal: um diálogo marginal, de Roberto Galvão Faleiros Junior
Ensaio-fílmico – Cinema, loucura e resistência, de Rafael Christofoletti
Entoação e sentidos: análise fonético–fonológica dos padrões entoacionais de português brasileiro e do inglês norte-americano no filme Shrek (2001), de Maíra Sueco Maegava Córdula
Entre-sons, entre-mundos entre-idades – ações dialógicas, cultura adolescente e educação musical, de Leila Rosa Gonçalves Vertamatti
Espetáculo, festa, argumentação e organização - reflexões sobre os eventos como estratégia de comunicação em movimentos sociais, de Elaine Cristina Gomes de Moraes
Estado e internacionalização das empresas multilatinas, de Leandro Bruno Santos:
Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil, de Gabriela Maria de Oliveira e Roberto Gomes Camacho
Formação de professores e avaliação - a Educação Física em destaque, de Fabio Tomio Fuzii
Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira: séculos XVI-XVII, de Rafael Schunk
Heterarquia urbana – Interações espaciais interescalares e cidades médias, de Márcio José Catelan
História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952) - uma abordagem comparada, de Virginia Pereira da Silva de Ávila
Inclusão das mulheres como investidoras na bolsa de valores de São Paulo: limites e ambigüidades, de Joyce Anselmo
Inovação - limites e possibilidades para aprender na era do conhecimento, de Jose Luis Bizelli
Jogo musical e humanização: um olhar lúdico, complexo e sistêmico na educação, de Paulo César Cardozo de Miranda
José Feliciano de Castilho e os epigramas de Marcial no século XIX: ensaio de história da tradução, de Joana Junqueira Borges
Liberdade hipotecada - o processo de independência cubana na imprensa brasileira (1895-1902), de Renato Cesar Santejo Saiani
Linguagem e política no pensamento de Chomsky – 2, de Leonardo Borges Reis
Marxismo e literatura – A recepção do pensamento de György Lukács em Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho, de Rafael da Rocha Massuia
Mitos hispânicos no romance histórico brasileiro - uma leitura de O Chalaça (1994) e de O feitiço da ilha do Pavão (1997), de Stanis David Lacowicz
O arquivo e a informação arquivística: da literatura científica à prática pedagógica no Brasil, de Wilmara Rodrigues Calderon
O ato fotográfico – Memória, prospecção e produção de sentidos na velhice, de Joana Sanches-Justo
O Banco Mundial e a política nacional de recursos hídricos, de André Luis Scantimburgo
O currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na Educação Física - os desafios do processo de formação, de Esther Vieira Brum de Souza e Samuel de Souza Neto
O estetoscópio e o caderno – Narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina, de Daniele Cristina Godoy e Antonio de Pádua P. Cyrino
O ponto de vista em semiótica - fundamentos teóricos e ensaio de aplicação em A hora da Estrela, de Maria Goreti Silva Prado
Piaget e a predicação universal, de Rafael dos Reis Ferreira e Ricardo Pereira Tassinari
Práticas pedagógicas na história da escolarização - ouvindo alunos e repensando práticas, de Isabela Vicenzo Sgobbi
Produção industrial e comando do capital no Brasil - uma análise espacial, de Cleverson Alexsander Reolon
Professores aposentados: quais os motivos para seu retorno à docência?, de Vanessa Ribeiro Andreto Meira e Yoshie Ussami Ferrari Leite
Rádio comunitária de Heliópolis: da criação à regularização, entre ruídos e sintonias (1997-2008), de Vanessa Zandonade
Releituras da história franquista: uma análise dos romances Galíndez e Autobiografía del general Franco, de Manuel Vázquez, de Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Sábios e sagrados: os reis ibéricos e seus cronistas, de Danielle Oliveira Mércuri
Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?, de Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa
Sparkianas texto adentro - narrativa e relações de gênero nos contos de Muriel Spark (1918-2006), de Celia Cristina de Azevedo Ask
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário