Iniciando uma série de programas com personagens da cultura popular, a Rede Potiguar de Televisão (RPTV) entrevistou, na manhã de hoje (22), o calungueiro Chico Simões. O agente de cultura está percorrendo todos os estados do nordeste com a Caravana 30 anos de Mamulengo e Prezepada, projeto que visa apresentar o trabalho produzido pelo calungueiro em três décadas de atividades culturais em todo o país.
Brasiliense de pais nordestinos, Chico Simões volta ao nordeste para repetir o trajeto que fez nos anos 80. Na época ele passou por cinco estados (Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) e dezena de cidades, realizando apresentações, roda de prosa, oficinas, vivências, registros e outras atividades relacionadas ao universo da cultura popular e tradicional. “Eu brinco com bonecos”, disse o agente ao explicar o que é ser calungueiro.
Durante a gravação do programa, Simões destacou que a experiência vivida serviu de incentivo para a turnê de 30 anos. “As tradições populares sobrevivem ao tempo, mas é preciso leva-las ao conhecimento das pessoas, pois, somente assim, o povo conhecerá ele mesmo”, declarou o artista.
Ao projetar como ele desejaria que essa atividade fosse vista nos próximos 30 anos, Chico pediu que os jovens valorizassem a arte popular: “A cultura sofrerá mudanças devido os acontecimentos que marcarão as próximas gerações, porém cabe a nós mostrarmos e incentivarmos a passagem de conhecimentos culturais para os nossos filhos”.
Ao falar do apoio dado pela rede de televisão, Simões declarou: “O Estado deve oferecer e nós, a população, devemos nos apropriar dos meios de comunicação para levarmos nossa mensagem a todos”. A vinda ao Rio Grande do Norte foi incrementada com a parceria da RPTV, que além de produzir o programa, apresentará sua entrevista em eventos culturais, disponibilizará o vídeo na internet e enviará a TV Escola.
A entrevista com Chico Simões foi fruto da união entre diversos setores da Secretaria Estadual de Educação: Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, capitaneada pelos organizadores do Proler; Subcoordenadoria de Ensino Fundamental, com profissionais ligados ao Mais Educação, Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos e do programa Qualidade de Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário