Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro. Podem participar da competição professores e
estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º
ano do ensino médio. O prazo segue até o dia 30 de abril.
Valorizando a interação das crianças jovens com seu meio, a
quarta edição da Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para
escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a
comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é
estimular, também, o exercício da cidadania.
Nesta edição (2014), todo o processo de inscrição e adesão, digitalização dos
textos selecionados na etapa escolar e avaliação nas demais etapas será
realizado pela internet. O regulamento completo está disponível na página oficial da olimpíada.
Entre as categorias concorrentes, Poemas (para alunos do 5º e 6º ano do ensino
fundamental), Memórias Literárias (para alunos do 7º e 8º ano do ensino
fundamental), Crônica (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e
Artigos de opinião (2º e 3º anos do ensino médio).
Além de um concurso que promove o desenvolvimento da competência escrita, a
Olimpíada se propõe a contribuir para a melhoria das práticas didáticas
escolas. Assim, se propõe a colaborar com formação dos educadores,
principalmente por meio da distribuição dos materiais com orientações
pedagógicas.
Reconhecimento
Ontem (24), na cidade de São Paulo, ocorreu o evento de lançamento
oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - Edição
2014. Dentre todos os professores participantes do país, apenas três
foram convidados a participarem o evento, que abre a olimpíada, para
contarem a experiências exitosas com o certame.
Dos três professores, um foi o potiguar Ladmires Carvalho, professor da
Escola Estadual José Fernandes Machado, que na última edição da
competição foi o responsável por orientar a aluna Taiana Cardoso (18),
vencedora nacional na categoria Artigo de Opinião com o texto: "Natal:
noiva do sol, amante da prostituição".
“Taiana usou argumentos fortes, refutou muito bem. Colocou
muitos argumentos de autoridade e conseguiu defender com consistência o seu
ponto de vista. Foi fruto de um trabalho de quase um ano. Desde o início do
período do ano letivo estamos envolvidos em oficinas e desenvolvendo as
habilidades dos alunos”, enfatizou Ladmires Carvalho, ao explicar o processo que a aluna utilizou na escrita do artigo vencedor.
Via Portal da Educação
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